Acácia e Biocombustível: Alternativa Sustentável

05/01/2012 18:00
Instituições irão produzir biodiesel a partir de óleo de cozinha
O Futuro da Energia são as alternativas sustentáveis 




Uma parceria entre o Centro Universitário de Araraquara – Uniara, por meio do curso de Engenharia Bioenergética, irá firmar, neste mês, um acordo formal com a Cooperativa Acácia para a produção de biodiesel a partir do óleo de cozinha. A reunião para o fechamento da parceria está prevista para o dia 16 de janeiro.
Marcelo Anhesine, coordenador do curso, explica que a parceria será firmada entre três instituições: a Uniara, Cooperativa Acácia e Triângulo Alimentos, de Itápolis. A Acácia ficará responsável pela coleta do óleo de cozinha usado, enquanto a empresa alimentícia fará a troca do resíduo por litros de óleos novos e a Uniara receberá estes produtos e os transformará em biodiesel, utilizando sua unidade experimental de produção do combustível.
“Parte desse biodiesel será utilizado para abastecer os caminhões da cooperativa. Ainda estamos em fase experimental, mas futuramente podemos utilizar na frota da Instituição. Produzimos cerca de 1.900 litros de combustível por mês e a tendência é aumentar”, afirma o coordenador. Ele ressalta que o curso também estuda a implantação de mais parcerias com outras instituições da cidade.
A geração de energias alternativas renováveis, produzidas a partir de fontes vegetais, são importantíssimas para a manutenção do nosso modo de vida, do meio ambiente e do crescimento do país. “O que vem sendo comentado nos congressos é que o futuro da energia está voltado ao aperfeiçoamento das fontes alternativas desta, que envolvem as fontes naturais e as biomassas, justamente o nosso propósito”, diz o docente.
De acordo com Anhesine, além de trazer um diferencial para o curso, essa parceria irá ajudar no descarte correto do óleo de cozinha, geralmente feito de forma inadequada e prejudicial ao meio ambiente, já que o óleo e a água não se misturam, tornando sua decomposição lenta. Esse material pode entupir as tubulações de água e esgoto e encarece os cuidados na purificação da água. Além disso, torna-se maléfico ao solo quando descartado em grandes quantidades diretamente na terra.
 

Como doar o óleo
A orientação para descartar o óleo usado corretamente, é colocá-lo em garrafas pet, e entregá-las aos cooperados da Coleta Seletiva, juntamente com os outros materiais recicláveis. Não é necessário nenhum tipo de processo de filtragem para o armazenamento do óleo. O recolhimento de todo o material é de responsabilidade dos cooperados da Acácia, e é realizada em todos dos bairros, em horários já pré-determinados.

 

Fonte: araraquara.com

Voltar