Cooperativa Acácia trabalha com muita competência e humildade.

24/08/2015 13:20

A Cooperativa ACACIA evidenciou questões relacionadas ao trabalho cooperativo, aos resíduos sólidos e ao trabalho digno.

Não que estes assuntos não estivessem em algum momento na pauta da Prefeitura, mas a Cooperativa ACACIA tornou estas questões mais relevantes e, porque não dizer, fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do município.

Antes da Cooperativa, o trabalho dos catadores era visto como um subemprego, feito apenas por quem estava à margem da sociedade. A organização destes trabalhadores demonstrou a força do trabalho coletivo e como estes catadores merecem respeito e reconhecimento por um trabalho de fundamental importância ambiental.

Não se pode deixar de lado a inclusão que se tornou possível quando os excluídos ganharam a capacidade de recuperar sua dignidade através do trabalho produtivo e muitos conseguiram o acesso à moradia, educação e saúde, através da participação em ações coletivas.

O trabalho feito em várias frentes (coleta, separação, reciclagem e educação ambiental) trouxe para Araraquara a discussão da importância de separar os resíduos e a população tornou-se consciente da importância da preservação do ambiente e da valorização do trabalho coletivo.

Infelizmente, não podemos dizer que a população é unânime quanto à coleta seletiva, ainda há quem não tenha a consciência da importância deste trabalho. O trabalho da Cooperativa é árduo e nem sempre reconhecido por aqueles que são beneficiados por suas ações.

Podemos dizer que este trabalho terá sua importância reconhecida em longo prazo, mas suas sementes são plantadas dia a dia.

Promover a sustentabilidade através do trabalho coletivo deveria ser premissa de todas as atividades econômicas no país e a Cooperativa ACACIA faz isso com muita competência e humildade.

 

Att.

Flávia de Jesus Andrade

Gerente de Economia Social e Solidária

Voltar