Histórico de coleta seletiva na cidade de Araraquara de 2008 a 2013

07/01/2014 16:02

A atividade de coleta seletiva na cidade de Araraquara foi iniciado oficialmente em 2003, anteriormente a esta data, diversas catadores autônomos realizavam de forma muito digna este trabalho e, em muitos casos, sem condições de salubridade e com alto risco de acidentes.

Muitos ainda mantém esta tradição, mas outros se organizaram e fundaram a Cooperativa Acácia de Catadores que, desde 2003 oferta o serviço de coleta seletiva de maneira organizada e solidária.

A partir do ano de 2008, as quantidades de materiais recicláveis recolhidos começaram a ser planilhadas e analisadas constantemente. Construímos gráficos e planos de ação para melhor ofertarmos nosso serviço e os resultados deste trabalho foram incríveis.

Neste período de 6 anos, podemos observar um salto de cerca de 200% na quantidade de material recolhido. saimos de aproximadamente 200toneladas/mês  no ano de 2008 para quase 450 toneladas/mês no ano de 2013, sendo mais de 20.000 toneladas que deixaram de ir para os aterros e forma devolvidas para a cadeia produtiva.

Este resultado deve-se ao desempenho dos cooperados que, a cada mês avançam na gestão e gerenciamento deste tipo de resíduo e, de toda a população de Araraquara, cada vez mais consciente do seu papel na busca de uma cidade mais sustentável.

Voltar