Rede Anastácia participará do CATAFORTE 2013

10/10/2013 12:46

Para alegria dos catadores que compõem as cooperativas da região de Araraquara e Ribeirão Preto, a Rede Anastácia de Catadores foi selecionada em 15º lugar entre as redes de cooperativas do Brasil, para participar do programa CATAFORTE 2013. O Cataforte destinará recursos para a estruturação de cooperativas e associações  possibilitando que estes empreendimentos solidários se tornem aptos a prestar serviços de coleta seletiva para prefeituras, participar no mercado de logística reversa e realizar conjuntamente a comercialização e o beneficiamento de produtos recicláveis.

Serão realizadas ações de assistência técnica; capacitação de catadores e lideranças; apoio à elaboração de planos de negócios; ampliação e nivelamento da infraestrutura das cooperativas. O Programa prevê ainda possibilidades de acesso a produtos bancários, como capital de giro a serem disponibilizados pelo Banco do Brasil, como o  Cartão BNDES, Microcrédito Produtivo Orientado (MPO), Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

As cooperativas que compõe a Rede Anastácia são as seguintes:

Cooperativa, Associação ou Grupo Informal

Município de Atuação

COOPEMAR

Morro Agudo

COOPERLOL

Orlândia

MÃOS DADAS

Ribeirão Preto

COOPERVIDA

São Carlos

COOPERAR

Ituverava

ACOMAR

Batatais

COOPERVIVA

Rio Claro

ACÁCIA

Araraquara

RECICLADOR SOLIDÁRIO

Piracicaba

CORSERTA

Sertãozinho

 

Ainda as cooperativas de Leme e Guará como possibilidades de expansão participam dessa iniciativa.

 

Histórico 

O Programa Cataforte começou em 2009 e teve como principal objetivo estimular a organização de grupos de catadores com base nos princípios da economia solidária. Na primeira etapa, por meio da parceria entre a FBB e MTE/Senaes, com o apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, o programa capacitou milhares de catadores para estruturarem unidades de coleta e atuarem em rede. 

A partir de 2010 deu-se início à segunda fase do Cataforte – Logística Solidária - que fortaleceu a infraestrutura logística das cooperativas, com a aquisição de 140 caminhões para 35 redes de cooperativas e associações de catadores, bem como com a realização de capacitações e prestação de assistência técnica para elaboração de planos de logística. As ações do Cataforte – Logística Solidária foram realizadas por meio da parceria entre a FBB, o BNDES, a Petrobras e a Senaes/MTE, com o apoio do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Nesta terceira etapa, o Cataforte - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias agregou mais parceiros possibilitando ações integradas, aumento dos recursos e maior eficácia para estruturar redes solidárias de empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, impulsionando a inclusão socioprodutiva e a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Voltar